Direitos da Criança

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O louco do meu bairro

Fichamento Literário – Estela Magalhães Ribeiro 25/05/2008


  1. TÍTULO: O louco do meu bairro

  2. AUTOR: Anna Flora

  3. ILUSTRADOR: Mia (Gilberto Miadaira)

CRÍTICA – O que você achou do livro? Por quê?

A história fala de uma turma de um bairro. Esta turma tinha 3 meninas e 7 meninos, e no bairro tinha um louco que corria atrás da turma. Eles chamavam este louco de “guardinha louco”. Um dia duas das meninas, as gêmeas Andréia e Flávia se mudaram para o Rio de Janeiro, Ipanema. Aí a menina ficou sozinha com a turma de meninos. Aí, os meninos não convidavam mais ela para brincar nem brincavam mais com ela. Aì ela sentou muito triste na calçada e o guardinha louco sentou do lado dela. Aí ele perguntou se ela estava triste por que os meninos não deixavam mais ela brincar com eles e disse que ele era louco, mas não era bobo e que ele tinha visto tudo acontecer. Com o passar do tempo ela ficou amiga do louco que tinha o nome de Pedro. O Pedro a ajudou a entrar de volta na turma. E ela fez de tudo para fazer o Pedro entrar na turma também. Mas eles não queriam o Pedro na turma. Um dia eles estavam jogando vôlei e a bola caiu na casa de uma dona que não devolvia as coisas que caíam no quintal dela. O Pedro resolveu o problema fantasiando-se de vendedor de enciclopédia e pegando a bola de volta. Isso fez com que o Pedro fosse aceito na turma. Achei muuuuito legal, porque a história tem uma turma igual a qualquer turma de qualquer bairro e de qualquer escola.

Você já leu outro livro dessa autora? Quais?

Esse e o primeiro livro que eu leio dela.

Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?

Turma do bairro

Oliver e seus companheiros


Filme do youtube sobre os direitos das crianças:

http://br.youtube.com/watch?v=Y5W9H73Za-k&feature=related

Direito à ser livre de discriminação.

Mini auto-biografia da Autora:

Nasci em 11 de julho de 1959, em São Paulo. Sou formada em História e mestre em Teatro pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo. Publiquei dezenove livros, entre eles: A bela e a fera, pela FTD; o Retrato das figuras, pela Quinteto; O louco do meu bairro, pela Ática; República dos argonautas, pela Companhia das Letras; Em volta do quarteirão, pela Salamandra.Em 1997, ganhei o prêmio Jabuti pela Coleção Escrever e Criar; a Redação através do Jogo e da Literatura, em parceria com Ruth Rocha. Atualmente escrevo, coordeno oficinas sobre jogos e histórias, estudo Filosofia e estou criando uma história sobre um rinoceronte.

Fonte: http://www.ftd.com.br/v4/Biografia.cfm?aut_cod=37&tipo=A

3 comentários:

Mariana Massarani disse...

Um beijo!
Eu adoro a Anna Flora.
: )

Andréia disse...

Queridíssima Mariana,
Você comentando em nosso blog é uma honra sem tamanho.
Estamos muito felizes com a premiação do "Toda criança gosta..."
Se vc quiser visitar o www.licorcomrebu.blogspot.com
vai nos dar muita alegria.
Obrigada

ligia souza disse...

meu filho viu a capa do livro no livro dele de matematica achou interressante e pediu pars mim pesquisa na internet,já procurei aqui em Macapa/ap mas ainda não encontrei ele o meu filho jorge luiz tem apenas 8 anos estar no terceiro periodo meu email e ligiasouzasouza@bol.com.br