Direitos da Criança

sábado, 17 de maio de 2008

O pavão do abre e fecha

Fichamento Literário – Estela Magalhães Ribeiro 27/04/2008

TÍTULO: O pavão do abre-e-fecha


AUTOR: Ana Maria Machado

ILUSTRADOR: Ana Göbel

CRÍTICA – O que você achou do livro? Por quê?
Achei o livro muito legal. É a história de um pavão que só de ouvir alguém falar que ele fazia alguma coisa mal, ele já desanimava. Um dia ele recebeu um convite de uma festa no céu. Aí ele foi treinar para a festa. Apareceu um bicho que falou que ele dançava mal. Então ele abaixou as penas e se encolheu. Até que veio um pardal que falou que ele dançava bem. Aí ele abriu as penas de novo. Aí ele perdeu uma pena, ficou triste e fechou tudo outra vez. Aí um outro bicho disse para ele que ninguém ia reparar que ele estava sem a pena. Ele então abriu as penas de novo. Ele fez isso várias vezes no dia e ficou tão espandongado que até desistiu de ir à festa no céu. Ele se escondeu atrás de uma moita e ouviu dois urubus conversarem. Aí ele pensou: agora é a minha vez de rir deles. Ele riu dos urubus. Depois os urubus foram contra e mostraram para ele que não importa ser bonito ou feio tudo é só uma questão de recheio.
Eu já li o livro Bom dia, todas as cores e sei que a Ana Maria Machado e a Ruth Rocha são cunhadas. Achei as histórias parecidas. Acho que uma inspirou a outra.

Você já leu outro livro dessa autora? Quais?
Já. Menina bonita do laço de fita. Avental que o vento leva. Mico Maneco. Fome danada. Tatu bobo. Cabe na mala. Menino Poti. De carta em carta. Meu reino por um cavalo. Passarinho me contou. Procura-se lobo. A jararaca a perereca e a tiririca.

O que você percebeu de comum nos livros dessa autora
Ela gosta de usar palavras engraçadas: espandongado.

Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?
· Bom dia, todas as cores!
· O peru
· Mil pássaros – sete histórias de Ruth Rocha



Nenhum comentário: