Direitos da Criança

sábado, 17 de maio de 2008

A Jararaca, a Perereca e a Tiririca

Fichamento Literário – Estela Magalhães Ribeiro 21/04/2008

TÍTULO: A jararaca, a perereca e a tiririca


AUTOR: Ana Maria Machado
ILUSTRADOR: Walter Ono
CRÍTICA – O que você achou do livro? Por quê?
Achei o livro legal e de acontecimentos. É uma história de uma jararaca, uma perereca e uma tiririca que moravam juntas num terreno baldio. Um dia apareceram uns homens que queriam construir um prédio. Aí, a jararaca pulou pra cima deles (pois é, pularia... se jararaca tivesse pernas) e quis brigar,mas não brigou porque logo morreu. A perereca se mandou para longe, lá pra Amazônia e ficou olhando a pororoca (que é quando as ondas se encontram e fazem um barulhão). A tiririca ficou parada no lugar, vendo toda a construção. Arrancavam ela e ela sempre deixava um broto para nascer de novo. O tempo foi passando e ela assim nessa luta... e venceu. Nenhuma conseguiu vencer... só ela.
Eu achei essa história boa porque fala sobre fugir, atacar ou ficar. Quando eu tenho um problema eu sou parecida com a perereca porque eu fujo do perigo. E você?
Você já leu outro livro dessa autora? Quais?
Já. Menina bonita do laço de fita. Avental que o vento leva. Mico Maneco. Fome danada. Tatu bobo. Cabe na mala. Menino Poti. De carta em carta. Meu reino por um cavalo. Passarinho me contou. Procura-se lobo.

O que você percebeu de comum nos livros dessa autora?
Ela brinca com palavras parecidas: JARARACA, PERERECA, TIRIRCA e POROROCA. Elas tem uma consoante, uma vogal, uma consoante, uma vogal, uma consoante, uma vogal e depois CA. As sílabas do meio são com a letra R.

Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?

1. Os três porquinhos – Dois porquinhos fogem mas um arruma um plano para deter o lobo.
2. Naná descobre o céu – História de uma indiazinha que ficou e enfrentou os homens brancos.
3. Prá Nhá Terra – O Tatu foge e os outros guardiões tentam enfrentar o problema.
4. Chá de sumiço em A menina danadinha - A Ritinha perdeu a boneca Maricota e não desiste de procurá-la. (Eu tenho o livro autografado pelo Pedro Bandeira).

Um comentário:

Anônimo disse...

eu achei legal esse fichamento porque ele é realista de acordo com a historia