Direitos da Criança

domingo, 9 de março de 2008

Um dia desses...




Fichamento Literário da Estela – 09/03/2008



Título


Um dia desses...


Autor


Ana Maria Machado


Ilustrador


Lula


Crítica – O que você achou do livro?

Eu achei o livro muito legal. É uma história sobre os dias da semana. Conta sobre um menino que não sabia os dias da semana (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo). Então ele falou com todos os seus amigos para irem um dia desses à casa dele. Cada dia da semana ele convidava um amigo bicho e no sábado ele convidou uma pessoa. No sábado a pessoa (que era a prima dele, Lorena) não pode ir. Ma no domingo todos os animais e a Lorena entraram na casa de João. Todo mundo começou a fazer uma bagunça. E aí os pais de Joaõ falaram para todos irem brincar lá fora. Todos foram e brincaram muito. E só pararam para tomar lanche que era bolo de banana.


Eu acho que todo mundo devia ler esse livro porque ele fala sobre os dias da semana e quem não sabe podia aprender. Saber os dias da semana é impotante porque senão ma pessoa pode convidar uma pessoa para ir na casa dele e essa pessoa não ir porque não entendeu que dia era.


Ontem eu fui à casa da minha amiga Gabriela. Se a Rosária (mãe dela) não tivesee falado que dia ela estava me esperando eu podia chegar lá na segunda. E aí seria muito diferente, seria uma confusão e ela não teria arrumado tudo para minha chegada.


Você já leu outro livro dessa autora? Qual?

"Fome danada", "Tatu bobo", "Mico maneco", "Cabe na mala", "Menino Poti" (esses eu li sozinha), Menina bonita do laço de fita", "Avental que o vento leva", "De carta em carta".


Você gosta dela? Porque?

Eu gosto dela e também da cunhada dela (que é a Ruth Rocha)


Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?

Relógio - música do cd "Mil pássaros"

Lá vem o ano novo - Ruth Rocha

Almanaque da Ruth Rocha


Você conhece outros trabalhos desse ilustrador?

Não.

5 comentários:

Jeana Lima disse...

Oi Telinha,
Sabe que eu hoje estava conversando com a Be e o tio Jorge sobre os dias da semana? Eu e Be estamos estudando espanhol e aprendemos que os dias da semana são uma homenagem aos planetas: lunes (lua), martes (marte), miércoles (mercúrio), jueves (júpiter)e viernes (vênus). Já o sábado e o domingo eu explico depois. Sabe, no francês também é assim. Legal, né? Agora eu vou procurar porque em português se fala segunda-feira, terça-feira e o resto todo. Será que era para o pessoal não perder o dia da feira e comprar frutas bem fresquinhas? :-)Tô com saudades!
Beijos na galera,
Tia Je

Anônimo disse...

Oi Estela!
Sou amiga da tua mãe, e moro em Portugal. Tenho duas filhas, uma se chama Joana e tem 6 anos e outra se chama Filipa e vai fazer 2 anos. A Joana ainda não sabe ler pois só vai entrar para a 1ª série esse ano. Aqui é diferente daí do Brasil pois o ano escolar começa em Setembro e acaba em Junho. Estou esperando para que ela aprenda logo a ler para eu poder lhe dar um montão de livros como esses que você leu. Vou guardar os nomes para poder comprar pra ela, e vou visitar mais vezes o seu blog para ir vendo as novidades. Beijinhos e continua atualizando a sua leitura.
Da amiga Ana Paula.

Andréia disse...

tia je eu tambem não quero perder o dia da feira rsrsrs
Estela

Andréia disse...

ana paula eu nunca pensei que meus fichamentos chegarião ate ai estela

Anônimo disse...

e ai estela tudo mais ou menos ?! seu blog é tudo de bom ( é show) valeu por deixar a gente entrar ! vc é show,a critica do seu fichamento( um dia desses...) é a sua caraaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
Beijocas LALA E ANINHA !!!!!!