Direitos da Criança

quarta-feira, 5 de março de 2008

Três formigas amigas - Resenha





Fichamento Literário da Estela – 11/11/07

Título
Três formigas amigas

Autor
Marcelo Xavier

Ilustrador
Marcelo Xavier

Crítica – O que você achou do livro?
Eu achei o livro bom porque fala sobre açúcar (e eu adoro açúcar) e sobre formigas. É uma história de “ida e volta”. Primeiro uma formiga fala que quer viajar, que não consegue dormir porque quer viajar. E no final, acontece a mesma coisa, do mesmo jeito que começou.
A minha mãe acha que o livro fala sobre ecologia porque depois que as pessoas (formigas) passaram a levar baldinhos da areia doce para casa e apareceram caminhões, guindastes e barcos carregando toda a areia, a cidade acabou ficando sem nenhum grão de areia (açúcar). A cidade acabou sem nenhum grãozinho sequer.

Você já leu outro livro desse autor? Qual?
Já li “Asa de Papel”. Aliás este livro é a abertura do programa “Livros Animados” do Canal Futura. Tem outros livros do Marcelo Xavier que eu tenho e ainda não li : “Tot” e “Mitos – o folclore do Mestre André”.

Você gosta dele? Porque?
Gosto porque ele faz coisas muito parecidas com as de verdade. Ele tira fotos para as ilustrações e eu acho isso legal. Ele tanto escreve quanto ilustra os livros dele.

Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?
DVD “Vida de inseto” - Disney
CD da peça “Pra Nhá terra” do grupo Ponto de Partida
Músicas “A Formiga” e os “Os bichinhos e o homem” do CD Arca de Noé2 de Vinícius de Moraes
Livro “Arca de Noé” – Vinícius de Moraes

Você conhece outros trabalhos desse ilustrador?

Conheço sim. Uma animação na TV, outros livros e a minha mãe falou que ele já veio várias vezes a Ipatinga para dar cursos de massinha.


Nenhum comentário: