Direitos da Criança

quarta-feira, 5 de março de 2008

As bonecas de Fernanda

Fichamento Literário da Estela – 08/12/07

Título
As bonecas de Fernanda

Autor
Alexandre Azevedo


Ilustrador
Solange Utuari

Crítica – O que você achou do livro?
O livro é uma poesia. O autor escreveu para a filha dele. Fala sobre uma menina que se chamava Fernanda e tinha duas bonecas. Uma era linda, a outra era feia. Na hora de brincar Fernanda pega a feia e da bonita se esquece. Eu também tenho uma boneca que é feia. Ficou muito tempo sem braço (estava em outra boneca). O nome dela é Bulu. Um dia minha mãe resolveu fazer uma arrumação de coisas velhas que iriam para o sítio para ter espaço para coisas novas. Então minha mãe levou também a Bulu sem que eu visse. Passou o tempo, eu cresci. Um dia eu fui à piscina do sítio e a minha avó pegou a vasilha de brinquedos e jogou pra gente brincar na piscina. Foi aí que eu achei a Bulu e o Janjão (que é irmão dela). Eu fiquei felicíssima porque tinha achado meus bonecos que, apesar de feios eu gostava muito.
Este livro me fez lembrar dessa história porque é sobre uma boneca feia e outra bonita. Às vezes a gente gosta mais das coisas feias do que das bonitas.

Você já leu outro livro desse autor? Qual?
Não.
Você gosta dele? Por quê?
Eu gostei. Porque ele conta histórias de coisas que já aconteceram com ele. Que ele viu. No caso desse livro a história é da filha dele.

Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?
CD/Livro Antigamente/Tente entender (Palavra Cantada) – Fala sobre uma menina que parou de brincar com bonecas porque tinha ficado grande. A boneca ficou triste achando que a menina tinha se esquecido dela.
VHS Toy Story 2 – Porque tem uma boneca que se chama Jesse. A sua dona (Emily) cresceu e não queria mais brincar com ela. Aí a Emily passou a fazer outras coisas: brincar de maquiagem, pintar unhas, arrumar namorado. Um dia ela achou a Jesse embaixo da cama. Pegou a Jesse e seus acessórios (chapéu, mochilete, cavalinhos, fantasia) e colocou tudo num caminhão e mandou dar para quem quisesse.
Livro (Reinações de Narizinho) e DVD (Reino das águas claras) -Monteiro Lobato – É uma história sobre um boneca feia que se chamava Emília mas Narizinho adorava e não fazia nada sem ela. Vivia com ela e prá comer jabuticaba tinha que levar ela para a jabuticabeira.

Você conhece outros trabalhos desse ilustrador?
Não conheço, não. Mas sei que a ilustradora é professora de artes e adora crianças (igual à tia Jacqueline).

Nenhum comentário: