Direitos da Criança

terça-feira, 25 de março de 2008

Meu reino por um cavalo

Fichamento Literário – Estela Magalhães Ribeiro 24/03/08
TÍTULO: Meu reino por um cavalo

AUTOR: Ana Maria Machado
ILUSTRADORES: Dave Santana e Maurício Paraguassu

  1. CRÍTICA – O que você achou do livro? Por quê?
    Eu achei o livro muito legal. Ele fala de um menino, príncipe Ricardo, que queria um cavalo para brincar de cavaleiro. Mas ele queria um cavalo de verdade. Aí ele falou umas palavras mágicas, que ele não sabia que eram mágicas: “meu reino por um cavalo”. Aí apareceu um monte de cavalos de todos os tipos: cavalos de madeira, cavalos de índio, cavalos de verdade, de puxar carroça, cavalos de xadrez, de cabo de vassoura. Então ele foi direto para a primeira cidade que ele iria salvar. As pessoas estavam com medo porque tinha escurecido e havia um barulho estranho. Ele salvou as pessoas da cidade porque todos aqueles cavalos fizeram tanta poeira, mas tanta poeira que as nuvens escuras que estavam sobre a cidade foram todas embora. Quando o pai dele chegou resolveu dar a ele um cavalo por ele ter sido tão corajoso. Mas ele já tinha um cavalo (o potrinho que veio junto com a manada de cavalos), então o pai dele deu a ele roupas para o cavalo e uma armadura do tamanho dele.
    É uma história que fala sobre imaginação. Eu um dia brinquei com a Alice de viajar para França de La Praia. Nós passamos por um monte de meios de transporte: trem, ônibus, avião, barco tudo isso sem sair do nosso quintal.
  2. Você já leu outro livro dessa autora? Quais?
    Já. Menina bonita do laço de fita. Avental que o vento leva. Mico Maneco. Fome danada. Tatu bobo. Cabe na mala. Menino Poti. De carta em carta.

  3. O que você percebeu de comum nos livros dessa autora?
    Essa autora escreve muitos livros sobre viajar na imaginação.

  4. Você já leu livros, poemas ou escutou músicas que falavam sobre o mesmo assunto do livro lido? Quais?
    - Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato


- Backyardigans – série de TV com personagens que viajam para todos os lugares só que ficam o tempo todo no quintal.

"Temos um mundo
inteiro no nosso quintal
Sempre encontrando coisas novas
Pra brincar todos os dias
Nós vamos brincar com os amigos
Backyardigans "

- O mágico de Oz

Um comentário:

Andréia disse...

Teté,
Eu estou lendo Ricardo III, uma obra muito famosa, de um autor que você vai conhecer quando ficar um pouquinho mais velha. O nome dele é Shakespeare, e nós lemos juntas uma adaptação das obras dele para quadrinhos (Lembra?).
Foi esse Ricardo III (malvadíssimo)que gritou no desespero: "Meu reino por um cavalo". Será que o reino dele só valia um cavalo? E pra você... Às vezes eu tenho vontade de gritar: "Meu reino por um chocolate"... mas só de vez em quando...mais ou menos uma vez por mês, hehehe.
Beijo da mamãe