Direitos da Criança

quarta-feira, 5 de março de 2008

As Galinhas Magricelas de Júpiter

Em julho de 2007 começamos um projeto ousado, escrever um livro em família.

Há pelo menos 2 anos nossa filha mais velha, Estela, vem falando das galinhas magricelas de júpiter, uns personagens meio nonsense que andaram estimulando nossa imaginação neste tempo todo...

Este blog irá postar, parcialmente e sempre que for possível, as etapas de construção deste livro.

Sua primeira etapa foi a de definição dos personagens... Estela e eu fomos conversando e escrevendo sobre cada personagem para que eu depois fizesse as ilustrações. Não sabemos onde vai dar este projeto... mas vamos dando forma à nossa imaginação enquanto amadurecemos a história.

Afinal, um livro não se faz em um dia...

****************************************

Minha leitura astronômica, não muito consistente, diz que Júpiter, nosso gigante gasoso, é considerado por alguns cientistas como uma proto-estrela. (Não Estela... não é Pronto-Estrela... é proto... que vem do grego e significa "quase"). Se este astro possuísse um pouco mais de massa ele teria se acendido como um pequeno SOL e viveríamos em um sistema solar duplo muito mais confuso que o que vivemos atualmente. Sua massa, a de júpiter, é tão grande que sua força gravitacional nos faria ficar achatados em sua superfície... se conseguíssemos sobreviver é claro...

Deste modo, considero que galinhas magricelas poderiam viver sob a força gravitacional jupiteriana, e assim desenhei nossas amáveis personagens tendo apenas 2 dimensões.

O interessante é que Júpiter me fascinou também quando eu era pequeno como ela. Uma coincidência ou uma influência cultural, impossível saber. Mas o que importa é que resolvi comprar a idéia e desenvolver com ela uma história que contasse a vida destes fascinantes habitantes deste planeta gigante e gasoso.

Na primeira ilustração usei a imagem de júpiter tirada pela Voyager na década de 1980, ela é de propriedade da NASA e não sei se há algum direito autoral sobre ela, caso haja, me perdoem os diretores da NASA pois peguei esta imagem na internet como todo mundo...

Se este livro vier a ser impresso algum dia e a imagem for protegida pelas leis de copyright, nós, com toda certeza, pagaremos os direitos sobre ela... enquanto é apenas um projeto... vamos empurrando com a barriga.

****************************************

Na próxima postagem... os personagens!

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei sua idéia do livro, Estela. Quero um livro autografado só pra mim quando estiver pronto...Vai virar a escritora infantil mais badalada do Brasil...Estamos todos morrendo de saudades, esperando possibilidades de visitas...Enquanto nós não vamos aí, acompanharemos pelo seu blog tudo o que vai acontecer...
Beijos,
Bia

............ ............ ............ ............ ............ ............ ... Rodrigo Vieira Ribeiro disse...

Oi Bia,
obrigado pelo seu comentário.
Também estamos com saudade!

O livro será escrito aqui mesmo, no blog, aos poucos iremos dando forma na confusão das idéias e construindo a história.

Pode dar palpites, sugerir, acrescentar sugestões e idéias.

Bjos

Rodrigo

Ana Paula Antunes disse...

Olá Estela!!!
Também quero um livro autografado!!!!
Vou pedir a sua mãe para me mandar o endereço que vou te mandar um livro aqui de Portugal, quer dizer, um livro escrito por um autor portugues. Espero que você goste e que possa comenta-lo aqui no seu blog.
Tenho lido as suas resenhas para a Joana e ela adora...
Mil beijos Ana Paula e Joana.